sexta-feira, 11 de julho de 2008

Terceiro Dia - Mostra Competitiva e Experimentação

Neste segundo dia de Mostra Competitiva houve a apresentação dos seguintes filmes: "Provador" e "Tempestade", ambos de alunos da Unicamp; "Uns braços", da FAAP; "Ensopados", uma realização da UFSCar; e "Sônia", da Anhembi Morumbi.

O Auditório seguiu cheio até a apresentação do último curta, e os participantes puderam expressar suas notas, bem como o júri oficial que ali se fez presente. Sexta- feira, na Plenária, ocorre a divulgação do vencedor, seja pelo público ou pelo júri oficial.

Na noite, a Mostra “O experimental na produção contemporânea – da forma ao conteúdo” trouxe à IV SUA a discussão das vanguardas audiovisuais com a presença da artista multimídia Rosângela Leotte, do professor Gilberto Alexandre Sobrinho e do grupo de “live-cinema” V-Doc.

A sessão teve início com uma seleção de três obras do videoartista e artista gráfico Carlos Magno ( "Targa-Stalker", "Andrômeda" e "Kalashinicov") e com a exibição de “A menina do algodão” do premiado cineasta Kléber Mendonça Filho.

O grande destaque da noite foi a apresentação do documentário “Filosofia de Butiquim” que tem como natureza a edição ao vivo pelas mãos dos Vjs Kid e Maíra e dos documentaristas Coraci e Júlio. Tão empolgante foi tal apresentação que o debate posterior basicamente se cercou na discussão desta performance.

Gilberto Sobrinho atentou para o fato da apresentação ser performática – apesar da não presença dos quatro artistas no palco – e ao mesmo tempo documental, e que desta forma, ao aliar trabalho coletivo, tecnologias digitais, videoarte e a tradição do documentário de biografia, o grupo parece contribuir para um arejamento destas áreas com que dialoga.

Rosângella Leote completa afirmando que, sendo a proposta do V-Doc ressaltar a poesia encontrada na edição do material, trava-se através da hibridização resultante da mistura de linguagens uma nova relação com o público e com a arte documental.

Os integrantes do grupo não deixaram de explicar em detalhes todo o suporte técnico com que trabalham bem como revelaram suas premissa de discurso e de estética. Afirmaram serem um grupo de pesquisa em constante embate com a teoria e o conteúdo.

As discussões levantadas pelo público percorreram desde uma discussão ética sobre o respeito à figura e ao discurso do entrevistado até o questionamento sobre a possibilidade de se considerar a obra como um cinema dançante.

Um comentário:

Anônimo disse...

Afinal, quem ganhou a mostra competitiva?