No último dia da Mostra Competitiva, exibimos os filmes Lazy Jonathan e Dor de Cabeça, ambos da PUC - RS, À La Carte da Ufscar, Solo da Unicamp e Introspecto da Unesp.
Mostra "Panorama Internacional – Políticas e Mercado"
A mostra de Quinta-feira apresentou um caráter diferente, a organização do IV SUA firmou parceria com o Festival Perro Loco, os quais cederem três filmes de sua programação, são eles:
"El Hombre Barreira" – 10' – 2006 – Direção: Marcos Elgue - Universidade de La Republica / Uruguai"
Adios a Cuba" – 14' – 2007 – Direção de Fabio Meira - Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños – EICTV (Cuba)
"Assistência Al Suicida" – 11' – 2006 – Direção de Javier Aguirre - Universidade Nacional de Córdoba / Argentina
Completando a exibição, foram apresentados dois curtas metragens iranianos, cedidos pelos organizadores do Festival Internacional de Itu; são eles:
-The piggy bank that I found, de Arsham Naghshbandl, 5 minutos, 2007.
-The soldier and the road , de Nahid Ghobadi, 6 minutos e 22 segundos, 2007.
Terminada a exibição, a mesa de debate formou-se por três organizadores do Festival Perro Loco: Vitor, Lílian e Carol; por Renata Saraceni e Antonio Pacheco, organizadora e diretor de comunicação, respectivamente, do Festival Internacional de Itu; Igor Yuji Kawasima, membro da organização do SUA 2008, como moderador.
Se pudéssemos resumir a mesa de debate em uma palavra, ela seria: Integração. Tanto a organização do Perro Loco, quanto do Festival de Itu priorizaram em suas palavras o intercâmbio cultural principalmente na América Latina, mas também no próprio meio universitário. Os organizadores do Perro Loco apresentaram o ideário do Festival, que se baseia em reconhecer o brasileiro como latino americano, já que muitos não se reconhecem como tal.
Eles destacam, também, que além dessa integração na América Latina, as Universidades de Comunicação e Audiovisual deveriam se integrar mais, fazendo da troca de experiências o mote para os universitários em suas produções. Renata e Antonio também apresentaram o evento e seguiram a mesma linha de raciocínio do Perro Loco: há uma necessidade latente de intercâmbio cultural seja dentro das Universidades, seja na América Latina, ou no globo como um todo. A proposta do Festival Internacional de Itu é trazer a realidade do cinema exterior ao Brasil, para que as características, dificuldades e realizações sejam debatidas e se tornem um repertório nas nossas produções.
Como se pode notar, a integração por eles sugerida é extremamente importante, ainda mais quando dentro de um evento que visa exatamente essa relação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário