quarta-feira, 16 de julho de 2008
Videoclipe "Ensolaradas"
Uma produção de Ana Rute, Carol, Fabi, Karen, Myung e Stella.
Videoclipe "Longe Aqui"
Uma realização de Felipe Lwe, Felipe Tabchoury, Natália Dias e Raoni Reis.
Videoclipe "Sem palavras"
Uma realização de Anna Carvalho, Bárbara Crepaldi Jardim, Ludmila Oliveira, Paulo Bortolini Motta, Raquel Bianchi Zandoná e Thatiane Benz Pisco.
Videoclipe "Tchubaruba"
Realização de: Dani Tomotake, Isabela Castilho, Kaisson Labre, Marília Fattori, Paola Liberato, Pâm Zakrzewski e Pedro Garcia, com edição da trilha musical feita por Cairo Braga.
terça-feira, 15 de julho de 2008
Oficina de Stop-Motion
Abaixo seguem os vídeos produzidos na Oficina de Stop-Motion.
Alguns outros vídeos já foram postados no Canal do SUA 2008 no youtube
http://www.youtube.com/suaunicamp2008
domingo, 13 de julho de 2008
Certificados perdidos?
Para conseguir, mande um email para ferdinandomc@gmail.com mandando os seus dados (nome, endereço, cep) que enviaremos seu certificado via correio.
sábado, 12 de julho de 2008
Agradecimentos sinceros
Agradecemos a todos os membros das comissões da IV SUA pela dedicação integral que todos tiveram durante o evento, pelas horas mal-dormidas, pela integração e atenção com os participantes, fazendo-os sentirem-se em casa.
Em meu nome, Gabriel Ishida, agradeço a todos que ajudaram na divulgação do evento em outras universidades, em especial:
- Ana Carolina - Unesp
- Benedito - UEG
- Ciça - UFSC
- Laura - Ufscar
- Lari - Senac
- Saulo - UFSC
- Johnny Questions - FAAP
- Bruno Dias - Umesp
- Dally - UFF
- Prof. Marcelo Bourscheid - FAP
- Caio Lazaneo - Unimep
- e a tantos outros que caso tenha me esquecido.
E comecemos a contagem regressiva para a próxima SUA!
Último dia - Parte 2 - Plenária SUA
A Organizadora Stefanie Alves comandou a mesa, abrindo a plenária com os agradecimentos aos patrocinadores, aos apoiadores, às antigas organizações da SUA, e ao IA e DMM/UNICAMP. Em seguida foram chamados à mesa os responsáveis por cada comissão: Fernando Collaço respondeu por Oficinas e Mostras; Yuji por Comunicação; Giovanni por eventos e Stefanie por Infra-estrutura e Patrocínio. A mesa abriu espaço para as candidaturas, passando uma folha para que o participantes pudessem inscrever suas faculdades e elegeram um representante.
A Organização, então, abriu espaço de 20 minutos para que os participantes se colocassem em relação ao evento. As críticas foram todas anotadas e debatidas; são elas:
-Grade de programação: os participantes questionaram o organização pela falta de programação extra para aqueles que não estavam fazendo oficina, uma vez que a carga horária delas era diferente. A Organizadora da III SUA diz que entende o porquê dessa organização ter optado pela falta de programação paralela, já que na edição anterior os participantes questionaram o excesso de atividades. Nossa organizações afirma que foi exatamente pela razão exposta pela antiga organização que optamos por ausência de atividade concomitantes. Os participantes sugerem, então, oficinas com carga horária padronizada.
-Os participantes sugerem que as oficinas possam abranger assuntos mais avançados, não ficando somente no básico. Alguns discordam, pois acreditam que a oficina deve ser apta a todos os inscritos, sejam eles do primeiro ou último ano do curso. A sugestão e discussão ficam registradas para a próxima organização pensar numa forma de resolver o assunto.
-Há a sugestão de que o tempo da mesa de debate seja ampliado, e que nas mesas haja uma dinâmica de apresentação de forma a mantê-la sempre interessante ao público.
-Os inscritos sugerem, também, que além das mesas de debates com profissionais, haja um espaço para o debate entre os próprios alunos de diferentes universidades. A organização da SUA 2008 afirma que por problemas de logística não conseguiu por em prática a proposta do ano anterior, que era a criação de grupos de trabalhos entre os universitários durante a semana e posteriormente. Essa criação ficou como sugestão para o os próximos organizadores.
-Os certificados são questionados: os participantes pedem que a carga horária da oficinas e o nome do palestrante estejam impressos no certificado. A organização se desculpa por afirmar que foi um erro de comunicação entre a equipe os dados não estarem presentes.
-Os inscritos parabenizaram a organização pela divulgação do evento, afirmando ela ser muito eficaz.
- A organização se comprometeu a divulgar através do Blog as produções ocorridas nas oficinas.
Rifa SUA
Em seguida deu-se o sorteio da Rifa. Anísio foi o vencedor. A ACCEPT, fornecedora do computador fará o envio do equipamento para o vencedor.
Premiação da Semana
O Público premiou o curta-metragem "Entrada para o sucesso" da FAAP.
O Júri oficial decidiu delegar 4 prêmios, porém, o fornecido pela Quanta, 4 mil reais em equipamentos, não poderia ser divido; logo foram fornecidas 2 menções honrosas, 1 menção honrosa especial e o prêmio de melhor curta.
Os certificados e prêmio foram entregues para os representantes enviados de cada produção.
Menção honrosa 1: "Retorno da Lua" – PUC-RS
Menção honrosa 2: "Busólogos" – FAAP
Menção honrosa especial: "Aos poucos" – Unicamp
Melhor curta: "Almoço (considere um jantar)" – FAAP - Ganhador do prêmio de 4 mil reais oferecida pela Quanta.
Candidaturas
Por último foram apresentadas as seguintes candidaturas para a SUA 2009:
-ECA – USP
-FACOM – FAAP
-UFG / UEG / UNB (candidatura conjunta)
Até o final de Agosto esses três candidatos devem apresentar um projeto com a viabilidade de o evento acontecer em suas universidades. Em seqüência será colocado em votação para todos os inscritos na SUA 2008. Em Setembro deve ser anunciada a próxima sede. Esperemos até lá!
Último Dia - Parte 1 - Exibição do longa-metragem "Ainda Orangotangos"
A produtora, em uma conversa informal, pôs-se a disposição do público para debater o filme. Ficou nítido o sucesso do longa na sessão, com o público interessado pelo processo de produção e desenvolvimento de "Ainda Orangotangos". Camila respondeu todas as perguntas, que passaram pelas dificuldades de gravação, principalmente dada pela extensão do ambiente escolhido; pelo tempo de realização desde a pré-produção até a finalização, que teve uma média de 10 meses; pelo uso do som no filme, não tendo nesse dublagens; pelos ensaios anteriores às gravações e suas implicações, tornando a produção uma "engenharia cronometrada", segundo a própria produtora; pela fotografia e arte do filme, como as alterações dos ambientes e o uso da câmera na mão.
Por último Camila apresentou a estratégia de divulgação do filme: ele é realizado por uma produtora de Porto Alegre, e estréia lá em 26 de Julho de 2008. Nas outras capitais do país a estréia ocorrerá somente em Agosto. Anterior à estréia, a distribuidora (Pandora Filmes) está fazendo a distribuição deste em festivais.
Aqueles que perderam a sessão devem esperar até o filmes estrear em São Paulo (capital) para aprecia-lo.
Palestra sobre recursos para projetos.
A convidada era Marilda Sólon Teixeira Bottesi e o nome da palestra era "Fapesp: apoio à ciência e tecnologia em SP"
A palestrante apresentou um panorama do trabalho da FAPESP em seu incentivo à pesquisa, mostrando como as bolsas de apoio cresceram nos último anos; e principalmente, orientando o público sobre o processo de escolha das pesquisas aceitas. A explanação foi feita com dados das pesquisas em comunicação em geral; por último fez uma breve apresentação das pesquisas que começam a surgir com os temas de TV Digital, afirmando que há uma boa chance de serem aceitas, pois não há muita pesquisa na área.
Pedido de Desculpas
Para devida reparação, colocamos logo abaixo os nomes da equipe presentes nos créditos do filme.
Direção: Giuliano Nosralla Gerbasi
Produção Executiva: Paula Cecília
Produção: Ana Carolina Diederichsen
Roteiro: Caroline Mazzini, Gabriela Teixeira, Letícia Torres, Wendel Yokoyama.
Edição: Giuliano Nosralla Gerbasi, Letícia Torres, Tânia Piazentim, Wendel Yokoyama.
Direção de Arte: Angelina Trevisan
Cenografia: Camila Cagnacci
Figurino: Gabriela Teixeira
Direção de Elenco: Andréa Martins
Fotografia: Pedro Pipano
Sonorização: Lucas Zulato
Trilha Sonora Original: Rodrigo Van Kampin
Videografismo: Caroline Mazzini
Violino e Violoncello: Fernando Dal Medico
Assistente de Direção: Andrea Martins
Assistente de Produção: Lucas Zulato
Assistente de Som: Paula Cecília
Produção de Arte: Angelina Trevisan, Camila Cagnacci
Maquiagem: Angelina Trevisan, Gabriela Teixeira.
Novamente, reiteramos o pedido de desculpas aos integrantes do filme.
Quarto Dia - Última Mostra Competitiva e Panorama Internacional
Mostra "Panorama Internacional – Políticas e Mercado"
A mostra de Quinta-feira apresentou um caráter diferente, a organização do IV SUA firmou parceria com o Festival Perro Loco, os quais cederem três filmes de sua programação, são eles:
"El Hombre Barreira" – 10' – 2006 – Direção: Marcos Elgue - Universidade de La Republica / Uruguai"
Adios a Cuba" – 14' – 2007 – Direção de Fabio Meira - Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños – EICTV (Cuba)
"Assistência Al Suicida" – 11' – 2006 – Direção de Javier Aguirre - Universidade Nacional de Córdoba / Argentina
Completando a exibição, foram apresentados dois curtas metragens iranianos, cedidos pelos organizadores do Festival Internacional de Itu; são eles:
-The piggy bank that I found, de Arsham Naghshbandl, 5 minutos, 2007.
-The soldier and the road , de Nahid Ghobadi, 6 minutos e 22 segundos, 2007.
Terminada a exibição, a mesa de debate formou-se por três organizadores do Festival Perro Loco: Vitor, Lílian e Carol; por Renata Saraceni e Antonio Pacheco, organizadora e diretor de comunicação, respectivamente, do Festival Internacional de Itu; Igor Yuji Kawasima, membro da organização do SUA 2008, como moderador.
Se pudéssemos resumir a mesa de debate em uma palavra, ela seria: Integração. Tanto a organização do Perro Loco, quanto do Festival de Itu priorizaram em suas palavras o intercâmbio cultural principalmente na América Latina, mas também no próprio meio universitário. Os organizadores do Perro Loco apresentaram o ideário do Festival, que se baseia em reconhecer o brasileiro como latino americano, já que muitos não se reconhecem como tal.
Eles destacam, também, que além dessa integração na América Latina, as Universidades de Comunicação e Audiovisual deveriam se integrar mais, fazendo da troca de experiências o mote para os universitários em suas produções. Renata e Antonio também apresentaram o evento e seguiram a mesma linha de raciocínio do Perro Loco: há uma necessidade latente de intercâmbio cultural seja dentro das Universidades, seja na América Latina, ou no globo como um todo. A proposta do Festival Internacional de Itu é trazer a realidade do cinema exterior ao Brasil, para que as características, dificuldades e realizações sejam debatidas e se tornem um repertório nas nossas produções.
Como se pode notar, a integração por eles sugerida é extremamente importante, ainda mais quando dentro de um evento que visa exatamente essa relação.
sexta-feira, 11 de julho de 2008
Terceiro Dia - Mostra Competitiva e Experimentação
O Auditório seguiu cheio até a apresentação do último curta, e os participantes puderam expressar suas notas, bem como o júri oficial que ali se fez presente. Sexta- feira, na Plenária, ocorre a divulgação do vencedor, seja pelo público ou pelo júri oficial.
Na noite, a Mostra “O experimental na produção contemporânea – da forma ao conteúdo” trouxe à IV SUA a discussão das vanguardas audiovisuais com a presença da artista multimídia Rosângela Leotte, do professor Gilberto Alexandre Sobrinho e do grupo de “live-cinema” V-Doc.
A sessão teve início com uma seleção de três obras do videoartista e artista gráfico Carlos Magno ( "Targa-Stalker", "Andrômeda" e "Kalashinicov") e com a exibição de “A menina do algodão” do premiado cineasta Kléber Mendonça Filho.
O grande destaque da noite foi a apresentação do documentário “Filosofia de Butiquim” que tem como natureza a edição ao vivo pelas mãos dos Vjs Kid e Maíra e dos documentaristas Coraci e Júlio. Tão empolgante foi tal apresentação que o debate posterior basicamente se cercou na discussão desta performance.
Gilberto Sobrinho atentou para o fato da apresentação ser performática – apesar da não presença dos quatro artistas no palco – e ao mesmo tempo documental, e que desta forma, ao aliar trabalho coletivo, tecnologias digitais, videoarte e a tradição do documentário de biografia, o grupo parece contribuir para um arejamento destas áreas com que dialoga.
Rosângella Leote completa afirmando que, sendo a proposta do V-Doc ressaltar a poesia encontrada na edição do material, trava-se através da hibridização resultante da mistura de linguagens uma nova relação com o público e com a arte documental.
Os integrantes do grupo não deixaram de explicar em detalhes todo o suporte técnico com que trabalham bem como revelaram suas premissa de discurso e de estética. Afirmaram serem um grupo de pesquisa em constante embate com a teoria e o conteúdo.
As discussões levantadas pelo público percorreram desde uma discussão ética sobre o respeito à figura e ao discurso do entrevistado até o questionamento sobre a possibilidade de se considerar a obra como um cinema dançante.
Material da Oficina de TV Digital
O primeiro arquivo está zipado e contém os slides TV Digital e o vídeo Crime Organizado
O segundo arquivo também está zipado com os outros slides e o vídeos Cabeca_novoolhar, Cordel e Viva_Idade.
O Terceiro arquivo é o vídeo Inter.
Lembrando que os responsáveis pela oficina foram José Dias Paschoal Neto e Takashi Tome.
Primeira Parte
Segunda Parte
Vídeo Inter
quinta-feira, 10 de julho de 2008
Segundo Dia da IV SUA - Panorama do Audiovisual Brasileiro
“Ismar” de Gustavo Beck, arrancou risos e estabeleceu conexão com a platéia ao misturar cenas de arquivo televisivas do personagem que dá nome ao filme aos seus devaneios contemporâneos.
Já com as luzes acesas para o debate, subiram ao palco William Hinestrosa, organizador dos programas brasileiros do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo; Cléber Eduardo, crítico de cinema, Brisa de Queiroz e Carlos Magalhães, representantes da “Mostra Sanca, Mostra” e Hermes Renato Hildebrandt, professor do curso de Midialogia – Unicamp.
William questionou o papel da Universidade na criação do audiovisual bem como incitou o público a relativizar, dentro de um cenário de “explosão” de produção, o que se produz com o que se quer dizer, a fim de visionar novos horizontes de visibilidade para essas obras.
Cléber Eduardo analisou curta a curta e fez da crítica um espaço de proposição de desafios à expressão estética, em um exercício de tentar compreender quais são as relações possíveis apresentadas por essas criações e que estão presentes na contemporaneidade. Também discutiu as proposições e o alcance das produções universitárias, que segundo ele, estão mais abundantes e sofisticadas. Ainda assim, criticou a falta de um sistema de comunicação entre as faculdades de audiovisual que permitisse uma troca constante deste material.
Os jovens organizadores da mostra de São Carlos apresentaram seu desafio de construir um pólo de exibição de cinema na cidade, através de festivais, apresentações públicas de filmes, restauração de obras, criação sobre material de arquivo e principalmente através da atividade cineclubista.
Apesar da variedade de temáticas apresentada durante o bate-papo, a tônica acabou sendo a relação do Ensino Superior de Audiovisual com a produção de curtas-metragens. Nada mais propício para uma mostra de cinema organizada por um evento universitário.
Oficinas
Em breve, será disponibilizada no blog parte da produção realizada durante as oficinas, e do material utilizado nas mesmas. Continuem acompanhando.
quarta-feira, 9 de julho de 2008
Camisetas acabando!
As camisetas da IV SUA estão se esgotando...garanta já a sua!
Lembrando que ela custa 13 reais e o balcão de venda está montado na entrada do Instituto de Artes.
terça-feira, 8 de julho de 2008
Início da Mostra Competitiva
O primeiro dia da Mostra Competitiva da SUA 2008 foi marcado pela variedade de estilos e formatos.
A sessão teve início com “Aos poucos”, um drama conjugal realizado por alunos da UNICAMP. “Almoço (considere um jantar)”, uma comédia metalingüística e “Busólogos”, um documentário sobre pessoas possuidoras de um hobby bem peculiar – o ônibus - são obras dos alunos da FAAP. “O retorno da Lua” é uma obra da PUC-RS inspirada nos filmes de George Mèlies. E por último, foi exibida a animação, também da FAAP, “Entrada para o sucesso”.
O auditório lotado pôde participar da mostra através do voto popular que consagrará o prêmio "Escolha do Público". Na audiência contamos com a presença do júri oficial, constituído pelos professores Paulo Bastos Martins e Gilberto Alexandre Sobrinho, ambos da UNICAMP e o documentarista Renato Tapajós, que definirão o ganhador do prêmio de 4 mil reais em equipamentos oferecidos pela QUANTA.
Além do início da Mostra Competitiva, o segundo dia de SUA também foi marcado pelo início das Oficinas.
segunda-feira, 7 de julho de 2008
Primeiro dia
domingo, 6 de julho de 2008
Júri da Mostra Competitiva modificado!
Um dos júris anteriores, o professor Adilson Ruiz, por motivo de ligação com uma das obras selecionadas para a premiação, retirou-se da bancada de júri, juntamente com a professora Andrea Molfetta, essa por motivos pessoais.
Assim, agora o júri fica constituído por:
Professor Paulo Bastos Martins
Professor Gilberto Alexandre Sobrinho
Documentarista Renato Tapajós
Projeto V-Doc na SUA!
O V-DOC é um grupo de pesquisa artística que produz documentários editados ao vivo, no que atualmente se chama de apresentação de live cinema.
Para mais informações sobre o grupo, acessem o blog http://www.v-doc.blogspot.com/
Oficina de Imagem Eletrônica e Arte Conceitual na América Latina - cancelada
Os participantes dessa oficina já foram devidamente informados e foram remanejados para outras oficinas.
sábado, 5 de julho de 2008
Horários de Credenciamento na Segunda dia 7!
O horário para o credenciamento dos participantes na segunda dia 7 será das 8h às 14h.
De lá, após efetuar o cadastro, os participantes serão alojados para as devidas repúblicas.
Lembrando que na segunda, às 15h, tem a mostra de abertura da SUA!
E vamos que vamos, cambada!
sexta-feira, 4 de julho de 2008
Preços dos convites das festas!
Para quem não se inscreveu e quer participar, está aí a tabela de preços:
Terça Feira - 5 reais - Bar do Zé - paga-se o que consome.
Quinta feria - 15 reais - SUA Open Bar - cerveja à vontade.
Sexta Feira - 10 reais - SUA Churrasco - carne à vontade
Segunda e quarta é de graça, na própria UNICAMP, pagando o que se consome.
quinta-feira, 3 de julho de 2008
Parceria SUA + Perro Loco
Segue o link para o site do Festival Perro Loco: http://www.perroloco.com.br/ e aproveitem para inscrever os curtas até o dia 19 de julho e participar das atividades.
quarta-feira, 2 de julho de 2008
Selecionados para a Mostra Competitiva!
Sessão na Terça - dia 8 - 13h30
“Retorno da Lua” – PUC-RS
“Busólogos” – FAAP
“Aos poucos” – Unicamp
“Almoço (considere um jantar)” – FAAP
“Entrada para o sucesso” - FAAP
Sessão na Quarta - dia 9 - 13h30
“Ensopados” – UFSCar
“Sônia” – Anhembi Morumbi
“Provador” – Unicamp
“Tempestade” – Unicamp
“Uns braços” - FAAP
Sessão na Quinta - dia 10 - 13h30
“Lazy Jonathan” – PUC-RS
“Introspecto” – Unesp
“À la carte” – UFSCar
“Dor de cabeça” – PUC-RS
“Solo” – Unicamp
E boa sorte para todos! Que vença o melhor (ou não).